Nietzsche: Ao Deus desconhecido

 Muitos só conhecem de Nitzsche a frase “Deus está morto”. Não se trata do Deus vivo que é imortal. Mas do Deus da metafísica, das representações religiosas e culturais, feitas apenas para acalmar as pessoas e impedir que se confrontem com os desafios da condição humana. Esse Deus é somente uma representação e uma imagem. É bom que morra para liberar o Deus vivo. Mas não devemos confundir imagem de Deus com Deus como realidade essencial. Nietzsche estudou teologia. Eu pude dar uma palestra na Universidade de Basel na sala em que ele dava aulas, quando fui professor visitante em 1998 lá. Essa oração que aqui se publica é desconhecida por muitos, até por estudiosos do filósofo. Por isso no final indico as fontes em alemão de onde fiz a tradução. No original, com rimas, é de grande beleza. LB

Attachments:
Download this file (Nietzsche.pdf)Aula Nietzsche[ ]1021 kB

Continue Lendo

Imprimir Email

Canal no Youtube

Acabei de lançar um canal no YouTube, o objetivo é esclarecer dúvidas, apresentar dicas e discutir temas pertinentes a Educação. Acabei de lançar um canal no YouTube, o objetivo é esclarecer dúvidas, apresentar dicas e discutir temas pertinentes a Educação. 
São dicas para o TCC, produção de artigos, uso e recursos em Novas Tecnologias da Educação, entre outros temas.

Acesse o Canal Prof. Renato Borges e deixe sua sugestão ou dúvida. 

YouTubeEndereço do canal: 

https://www.youtube.com/c/ProfRenatoBorges

Canal youtube prof renato borges

Imprimir Email

Diferença entre Ética e Moral

Existe alguma confusão entre o Conceito de Moral e o Conceito de Ética. A etimologia destes termos ajuda a distingui-los, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.

Continue Lendo

Imprimir Email

Offers and bonuses by SkyBet at BettingY com