Inclusão para alunos Autistas

Tiposdeautismo

Para Fumegalli (2012) o processo de inclusão não é normalizar o educando, mas, oferece-los modos e condições de vida as mais compatíveis com suas limitações, incluindo-os no restante da sociedade a fim de que possam desenvolver o máximo suas potencialidades. Para saber mais, sugiro a leitura do artigo O que é Inclusão e como elaborar um projeto

Para alunos portadores de autismo (TEA) a escola deve adotar os seguintes passos:

 

  1. Os responsáveis pelo aluno devem passar por uma entrevista diagnóstica junto à coordenação pedagógica da escola (recebi_um_aluno_autista_o_que_faco_semana.pdf). Caso a escola já tenha ciência do grau do TEA, a instituição escolar precisa dar início na elaboração do projeto individual de inclusão. Mas, caso a escola ainda não tenha em mãos o laudo médico com as orientações e diagnósticos, é de suma importância pedir providência do mesmo junto aos responsáveis pelo aluno. A escola fica impossibilitada de dar procedimento ao processo de inclusão, caso não tenha o documento médico em mãos.
  2. Informar ao corpo docente sobre a necessidade de adequações no processo de aprendizagem (OBSERVAÇÕES DE ALUNOS LAUDADOS - ENSINO FUNDAMENTAL II.docx). O projeto individual de inclusão deve ser elaborado por um profissional competente da área (pedagogo e psicopedagogo) em conjunto com os docentes. Para isso seguem alguns modelos no final da página. Para dar início ao projeto, considere as seguintes perguntas: a)  Como trabalhar a conscientização dos alunos na escola a fim de envolve-los no acolhimento do incluso?(Projeto_inclusao_Ethos_Comunidade_alunos.pdf ), Como será a orientação pedagógica dada aos responsáveis ? De que modo, e quais as ferramentas serão mais adequadas ao corpo docente para que a aprendizagem e a avalição sejam justas? (PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO CURRICULAR.pdf).
  3. O plano individual de inclusão e adequação curricular deve ser acompanhado, a fim de fazer adequações e reavaliações daquilo quem vem ou não dando bons resultados (estrategias_para_uma_verdadeira_inclusao_escolar.pdf).
  4. Os responsáveis sempre devem acompanhar e estarem atentos ao desenvolvimento do aluno dentro e fora do ambiente escolar (Acompanhar_o_progressos_autismo.pdf).
  5. Existem diferentes tipos de autismo.

39921033 147477859513632 4672162329915467442 n1 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags: inclusão, como elaborar um projeto de inclusao, Lei sobre Inclusão, lei da inclusão, O que é inclusão, TEA, Modelo de projeto de inclusão, Projeto de inclusão para alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

Imprimir Email

Offers and bonuses by SkyBet at BettingY com