Projetos Educacionais - PPP

Um projeto é um esforço temporário empreendido cujo objetivo é criar um novo produto, serviço ou processo. O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos.
O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento no qual estão registradas as ações e projetos que uma determinada comunidade escolar busca para seu ano letivo, sendo auxiliados de forma política e pedagógica por professores, coordenação escolar, alunos e familiares. Para isso constroem atividades pedagógicas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem (VAGULA et al., 2014).

Segundo a Secretaria de Educação da Bahia (2014, p. 1), o PPP “é fruto da interação entre os objetivos e as prioridades fixadas pela coletividade, a qual estabelece, através da reflexão, as ações necessárias à construção de uma nova realidade”. Assim, “o projeto precisa ser conhecido, discutido e reformulado sempre em concordância com as políticas públicas educacionais vigentes, sem perder a análise crítica da realidade que se manifesta a nível micro, mas que é reflexo da realidade globalizada” (PICOLI; CARVALHO, 2007, p. 4).

Apesar de o PPP ser um instrumento burocrático, caracteriza-se também por ser democrático, por definir a identidade da escola e indicar caminhos para ensinar com qualidade.

Segundo Ferreira (2009, p. 1), “fazer o PPP implica planejamento de todas as atividades no âmbito escolar, execução das ações previstas, avaliação do processo e retomada. Isso somente é possível se instituída a prática do registro e da reflexão sobre ele”.

Continue Lendo

Imprimir Email

Currículos - Conceitos e Fundamentos

O currículo do Ensino Fundamental é entendido, como constituído pelas experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências e saberes dos estudantes com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos estudantes.

Attachments:
Download this file (Aula1_Curriculo.pdf)Aula1_Curriculo.pdf[ ]671 kB
Download this file (CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL_concepções e políticas .pdf)CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL_concepções e políticas .pdf[Currículo da Educação Básica no Brasil: Concepções e politicas]259 kB

Imprimir Email

Currículos e Programa - Concepções de Currículo

O que significa O currículo? José Gimeno Sacristán. Universidade de Valencia. S Vezes, tornamos as coisas um tanto. Complicadas para entender sua simplicidade óbvia; em outros casos, elas pa- recem ser simples, e perdemos de vista sua. Complexidade. Temos uma sensação contraditória ao falar do currículo. Vamos à aula.

 

Attachments:
Download this file (Aula3_Curriculo_concepcoes.pdf)Concepções de Currículo[Slide da Aula 3]2219 kB
Download this file (Saberes e Incertezas sobre o Currículo - Cap 1.compressed.pdf)Saberes e Incertezas sobre o Currículo - Cap 1.compressed.pdf[José Sacristán - Capítulo 1]4643 kB

Imprimir Email

Projetos Educacionais - Planejamento para Projetos

Para a construção coletiva de um projeto políticopedagógico visando à educação de qualidade é necessário que efetivamente a Escola, “(...) que reúne pessoas que interagem entre si e que opera por meio de estruturas e processos organizativos próprios, a fim de alcançar os objetivos” (LIBÂNEO, 2004, p.100), se organize num espaço onde todos os segmentos estejam engajados e comprometidos com a elaboração de todo o processo pedagógico. Assim, todos os agentes participantes desse processo educacional devem estar envolvidos.

Attachments:
Download this file (Aula 3 - Projeto e Planejamento.pdf)Aula 3 - Projeto e Planejamento[Side da Aula: Planejamento e Projetos na Educação]745 kB
Download this file (Modelo_para_Edital_de Trabalhos.docx)Como Elaborar Edital de Trabalho[Documento para Word]222 kB
Download this file (Modelo_Plano de Aula_ED_Basica.doc)Modelo de Plano de Aula na Educação Básica[Arquivo para Word]15 kB
Download this file (Planejamento para Projetos.pdf)Projetos Educacionais - Planejamento para Projetos[PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL]258 kB
Download this file (Planejamento_Mensal .docx)Planilha para planejamento de Atividades[Em Word]24 kB

Continue Lendo

Imprimir Email

Currículos e Programa - Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, quarta-feira, 20 de dezembro de 2017. Clique abaixo para baixar A Base Nacional Comum Curricular.

Para saber do que se trata a Base Nacional Curricular: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/perguntas-frequentes

Imprimir Email

Offers and bonuses by SkyBet at BettingY com