Abreviaturas para textos acadêmicos

A abreviatura de Mestre é Me.  e de Mestra é Ma.

Portanto, a abreviação correta é Me. para mestre e Ma. para mestra, não sendo considerado Ms. nem Msc.

No Brasil, aquele que cursa o mestrado recebe o título de mestre. Esse profissional está voltado para a área do ensino e da pesquisa, portanto, são usados os dois títulos: Professor Mestre. 

Continue Lendo

Imprimir Email

Normas ABNT: Projetos acadêmicos e trabalhos

Para facilitar a formatação dos trabalhos acadêmico, as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são compostas pelas seguintes NBRs. 

Faça o download das normas ABNT logo abaixo, no final do artigo. Descompacte com WINRAR

Leia Mais

Imprimir Email

Como escrever um Artigo Científico

Faça uma pesquisa das publicações relacionadas ao seu assunto de interesse no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja finalidade é a avaliação, acesso, investimento e promoção da pesquisa científica no Brasil. O Banco de Teses da CAPES permite o acesso às pesquisas apresentadas aos programas de pós-graduação no país.

Serviço semelhante é oferecido pela Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BNDT).

Também é possível a consulta internacional de pesquisas científicas apresentadas em programas de pós-graduação na Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD)

Revistas especializadas (periódicos) também são excelentes meios de divulgação científica e fontes importantes para investigação. A CAPES divulga uma lista destes periódicos avaliados de acordo com a sua importância com os seguintes conceitos: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. Consulte aqui a lista e procure os artigos publicados nas revistas científicas da sua área de conhecimento.

A CAPES também disponibiliza o Portal de Periódicos com mais de 15.000 revistas científicas disponíveis para levantamento bibliográfico.

Outra base de periódicos importante para a pesquisa é a Biblioteca Científica Eletrônica Online (SCIELO).

Além destas fontes e bases de informações que tem credibilidade científica, também é importante fazer consultas nas páginas das bibliotecas das melhores universidades como, por exemplo, na Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Campinas (UNICAMP) entre outras.

Continue Lendo

Imprimir Email

Como elaborar um Resumo ou Abstract para artigos

Um resumo ou abstract para uma artigo Científico, trata-se de um parágrafo composto de frases coerentes com os objetivos pretendidos e as conclusões alcançadas no artigo; agregar, sem sobrecarregar demais, todo o tipo de informação nova, mas relevante, que contenha o artigo.
Quanto ao conteúdo, o resumo deve incluir, de forma detalhada mas sucinta, os resultados e conclusões do artigo, ajustando-se ao espaço a ele destinado. Deve, adicionalmente, indicar dentre limites, todo tipo de informação nova, mas relevante, que contenhas o artigo.

Continue Lendo

Imprimir Email

Offers and bonuses by SkyBet at BettingY com