Como Escrever um Ensaio

Para escrever um ensaio, leve em conta os seguintes passos:

1º - Reflexão sobre o tema

- Considere título e termos de referência;
- Defina o objetivo do texto;


- Observe o tempo disponível para a escrita distribuindo-o harmonicamente; - Considere idéias e informações sobre o tema;
- Decida o que o leitor precisa saber.

2º Planejamento

- Construa um esquema de tópicos; -
- Sublinhe os pontos mais relevantes;
- Elabore o plano da redação constituído de A) Introdução, B) Desenvolvimento e C) Conclusão.

3º Escrita

Digite o ensaio conforme normas técnicas ou conforme solicitado pelo professor;

4º Revisão

Verifique se o ensaio é lido com facilidade, tem equilíbrio, se os pontos essenciais foram destacados, se não há erros de coerência ou mesmo de ortografia e, principalmente, se o ensaio corresponde às expectativas de seus leitores.

escrever artigosMetodologia

Introdução do ensaio crítico
Nesta parte é importante que capte a atenção do leitor sem deixar de lado o objetivo do texto: apresentar hipóteses em torno da matéria sobre a qual vai desenvolver o conteúdo crítico. Para isso, pode começar usando um episódio, uma frase chamativa ou um dado relevante.
Da mesma forma, é importantíssimo que nesta parte do texto especifique suas ideias, pois trata-se de um espaço muito limitado. De fato, o ideal é que ocupe por volta de 20% do total do texto.
Além disso, na introdução deve propor de forma clara a hipótese de seu trabalho, transmitindo ao leitor qual é o seu ponto de vista e os aspectos que vai desenvolver a seguir. Em outras palavras: as ideias principais que serão expostas no desenvolvimento.

Desenvolvimento do ensaio crítico
Esta é a parte mais extensa do ensaio crítico. Pode ocupar facilmente 60% do total do texto, por isso deve ser organizada internamente com uma dose de coerência.
Para isso, o melhor é que vá parágrafo por parágrafo, explicando em cada um deles as ideias principais anunciadas na introdução. Esta tarefa é complicada pois requer uma capacidade de síntese importante. Assim, tente ilustrar as ideias com exemplos, frases de especialistas que deem validade ao seu argumento crítico; tente ainda se antecipar às possíveis respostas geradas pelo leitor.

Conclusão do ensaio crítico
Esta parte do ensaio crítico é a recapitulação dos aspectos aos quais chegou através do desenvolvimento das ideias que propôs. Em suma: trata-se de englobar aqueles aspectos que deseja transmitir ao leitor, cumprindo uma função importantíssima no ensaio crítico.
Da mesma maneira, as conclusões devem ser curtas, para não ocupar (de preferência) um espaço superior a 20% do total do texto, portanto é preciso finalizar muito bem e usar as palavras mais adequadas para cada proposta sintetizada.

Para detalhes, baixe o texto do Prof. Vital Moreira.

Attachments:
Download this file (Como elaborar Ensaio.pdf)Como elaborar Ensaio.pdf[ ]49 kB

Imprimir Email

Offers and bonuses by SkyBet at BettingY com