ETAPAS PARA CRIAR UM JORNAL ONLINE

Etapas para criação de um Jornal Online/Físico

 

Briefing

O briefing é fundamental para que o cliente nos passe as informações necessárias para o desenvolvimento do trabalho. Quanto mais informações obtivermos no briefing, mais preciso será o orçamento, mais fácil será o desenvolvimento e o sucesso do projeto fica garantido: 

 

  • Histórico: breve relato do passado, presente e futuro da empresa e se houver, do veículo.
  • Objetivos: quais são os objetivos da publicação, ou seja, qual é a sua proposta editorial – comunicar o que, para quem, como, em qual circunstância.
  • Necessidades: quais os serviços que devemos prestar (coordenação gráfica, projeto gráfico, diagramação, produção de anúncios, tratamento de imagens, fechamento de arquivos, impressão).
  • Especificações técnicas: formato, tipo de papel, quantidade de cores, acabamentos, tiragem, periodicidade, forma de distribuição.
  • Modelos: no caso de revistas e informativos que já estejam circulando, precisamos receber algumas edições publicadas, tanto impressas como em PDF.

Processo de diagramação do Jornal

indice

2. Projeto gráfico

O projeto gráfico é uma combinação da proposta editorial e da identidade visual da empresa ou entidade, buscando a melhor apresentação da forma e do conteúdo. Nesta etapa é definida a comunicação visual da publicação, estabelecendo os critérios do layout como capa, cabeçalho, rodapé, elementos visuais, tipologia, palheta de cores etc.
Para desenvolver um bom projeto editorial, além do briefing acima, precisamos receber:

  • Manual de Identidade Visual: ele é quem nos guiará com relação à aplicação de logotipos, seu conceito, diretrizes e contexto de aplicação. O manual também deve orientar sobre o uso de cores, elementos gráficos, fotos e ilustrações. 
  • Logotipos: precisamos receber todos os logotipos que deverão constar na publicação. Veja o item “Recebimento de imagens”.
  • Projeto editorial: este documento nos dará informações sobre as seções fixas, seções sazonais ou esporáricas, colunistas, pautas previstas, além de hierarquizar, no contexto geral da publicação e seus objetivos, quais as matérias de destaque. Geralmente o projeto editorial define a política editorial, a linguagem, o tipo de abordagem e o tom dos textos, ou seja, informações relevantes para definir a comunicação visual da publicação.
  • Pauta da primeira edição: além de contextualizar melhor a publicação, a pauta da primeira edição é importante para que o projeto gráfico seja mais preciso. Mesmo que os textos e imagens finais ainda não tenham sido produzidos, toda informação acrescenta e enriquece o projeto gráfico — chamadas, destaques, fotos, gráficos e outros elementos.

3. Template

Com o projeto gráfico aprovado, ou com base em edições anteriores da publicação, é preciso criar um template.

O template é uma publicação básica, feito no programa de editoração eletrônica Adobe InDesign, ou em caso de plataformas digitais o mais utilizado é o WordPress, com todos os parâmetros que foram definidos no projeto gráfico e que servirão de base para a diagramação: formato, margens, cores, seções fixas, páginas mestras, cabeçalhos, estilos de texto, imagens e tabelas, etc. Ele garante que todas as edições da publicação respeitem o projeto gráfico original.

Modelo jornal DIGITAL

modelo jornal fisico

No caso de publicações que já estão circulando, para facilitar a criação do template, é interessante receber:

  • Arquivos abertos ou template da última edição: se o cliente fornecer o template atual, faremos a adequação deste arquivo para que fique de acordo com os nossos padrões internos. Se fornecer os arquivos abertos da última edição, poderemos criar o template com todos os padrões da publicação. Os arquivos abertos necessários são: arquivo do Adobe InDesign (INDT, INDD ou IDML), fontes e imagens utilizadas (logotipos, elementos gráficos, ilustrações e fotos).
  • Arquivo PDF em alta resolução da última edição: com base no PDF, poderemos conferir as fontes utilizadas, formato, margens e criar o template. Se o PDF estiver em alta resolução, poderemos  também extrair os logotipos e outros elementos gráficos que serão republicados.

Cronograma

O cronograma de cada edição é definido de acordo com periodicidade da publicação e da necessidade de sua distribuição.

Na definição das datas, é preciso considerar o prazo de todas as etapas do processo:

  • Data de fechamento do departamento comercial;
  • Definição de pauta;
  • Cobertura de eventos;
  • Redação jornalística;
  • Entrega de imagens;
  • Diagramação e revisão;
  • Aprovação de provas de cor;
  • Impressão e acabamento;
  • Distribuição da publicação.

Confiabilidade

Trabalhamos com total transparência, priorizando a qualidade e o cumprimento exemplar de todos os prazos. Prezamos também pela confidencialidade dos projetos, desenvolvendo uma relação de confiança com nossos clientes.

Serviços opcionais

Podemos dar completa assessoria para a montagem do cronograma por edição, ou mesmo para o cronograma anual, agregando valor na divulgação do planejamento de pautas e facilitando o trabalho do departamento comercial na venda de anúncios ou espaços publicitários.

O Acará também pode fazer a coordenação editorial, se encarregando do planejamento e da interação das equipes internas e externas, garantindo a execução de todas as etapas dentro do cronograma estabelecido.

Voltar

5. Espelho

O editor ou o jornalista responsável deverá fornecer um espelho da publicação. O espelho definirá a ordem das seções e matérias, especificando quais serão as páginas destinadas para o editorial e as páginas de publicidade.

É no espelho que o posicionamento dos anúncios é definido. Ele deve ser feito de modo a otimizar a diagramação das seções e matérias, seguindo o critério estabelecido pelo cliente e sua comissão editorial. Além disso, o posicionamento deve também respeitar os acordos comerciais estabelecidos pelo departamento comercial da publicação. 

Layout jornal online

template jornal fisico

Tratamento de imagens

Todas as imagens da publicação serão submetidas a um tratamento de cores, visando uma melhor qualidade de reprodução.

É possível melhorar o contraste das fotos, a nitidez e ajustar o balanceamento das cores.  

O cliente ou jornalista responsável também deverá especificar quais as imagens que deverão ter destaque, identificando qual será a foto de abertura da matéria e hierarquizando todas as outras fotos. Dessa maneira, o diagramador poderá fazer a aplicação das imagens corretamente, sabendo antecipadamente quais são as imagens essenciais e quais podem ser eliminadas caso haja falta de espaço.

Arquivos vetoriais

Para logotipos e ilustrações a traço é preferível que o arquivo seja vetorial, pois geralmente o seu tamanho é menor, a visualização nas provas é melhor e além disso, pode ser ampliado sem restrições.

.EPS

  • Arquivo postscript vetorial, produzido a partir do Corel Draw ou do Adobe Illustrator

.CDR

  • Arquivo do software Corel Draw. Neste caso, todas os textos devem ser transformados para curvas para não haver problemas com fontes

.AI

  • Arquivo do software Adobe Illustrator. Neste caso, todas os textos devem ser transformados para curvas para não haver problemas com fontes

Arquivos bitmaps

Os formatos para imagens bitmap, como fotografias e ilustrações, são: JPG, TIF, PSD ou PNG. 

.JPG

.TIF

.PSD

.PNG

  • As imagens bitmap deverão estar em alta resolução, ou seja, com no mínimo 300 dpis no formato em que será aplicado. Por exemplo, se uma foto for publicada com o formato 10 x 15 cm, o seu arquivo deverá ter pelo menos 10 x 15 cm e 300 dpis.

12. Aprovações

Cada etapa do projeto é fundamental para que o trabalho seja concluído com sucesso. Durante o processo, apresentamos layouts e provas para que o cliente possa conferir todos os detalhes. Cada fase deve ser revisada e aprovada antes que passemos para a próxima etapa, evitando erros e refações.

Fonte: https://acara.com.br/revistas-informativos#fluxograma

como um jornal online

  • Acessos 71