Slides: Clássicos da Sociologia

classicos sociol

Conte Busca:

-Criação de uma ciência que pudesse explicar e controlar os fenômenos sociais de forma positiva, ou seja, de forma prática.

-Positivismo: Função de higienização e harmonização do social

-Filosofia: sistema geral do conhecimento

Positiva: útil, segura, precisa

Imprimir Email

História da Cultura Afro-brasileira e Indígena - AULA 3

O Brasil de hoje é um dos países mais miscigenados do mundo graças a sua formação recente e diversa, vários povos contribuíram para a formação do Brasil, a saber, os nativos (os índios), os colonizadores principais (os portugueses),os “demais colonizadores” em forma de imigrantes como (franceses, Holandeses, posteriormente Italianos, Japoneses, alemães entre outros)Captura de Tela 2019 08 29 as 18.26.56

Continue Lendo

Imprimir Email

História da Cultura Afro-brasileira e Indígena - AULA 1

Reflexões sobre os aspectos caracterizadores da formação cultural brasileira. Intercâmbios econômicos e culturais no contexto colonial - o tráfico de escravos. Índios e negros na construção da cultura da nação brasileira. Do pan-africanismo às lutas de libertação: Evolução do processo político-cultural do Brasil.

Captura de Tela 2019 08 01 as 18.05.23

Continue Lendo

Imprimir Email

História da Cultura Afro-brasileira e Indígena - AULA 2

O Brasil de hoje é um dos países mais miscigenados do mundo graças a sua formação recente e diversa, vários povos contribuíram para a formação do Brasil, a saber, os nativos (os índios), os colonizadores principais (os portugueses),os “demais colonizadores” em forma de imigrantes como (franceses, Holandeses, posteriormente Italianos, Japoneses, alemães entre outros)Captura de Tela 2019 08 15 as 18.09.22

Continue Lendo

Imprimir Email

Enfermagem e Biomedicina: Fundamentos socioantropológicos - Cultura

Captura de Tela 2019 04 29 as 18.14.15

Segundo o sociólogo inglês Raymond Williams(1888-1921), a palavra cultura vem do latim – colere – e definia inicialmente o cultivo das plantas, o cuidado com os animais e também com a terra (por isso, agricultura).

  Note que o ponto central dentro do conceito de cultura é a relação entre o ser-humano e sua relação com aquilo que cria, cultiva.

 Para o pensador Durkheim (1858 -1917) “cultura” é um conjunto de saberes coletivos, compartilhados pelos membros de uma sociedade.

 

Continue Lendo

Imprimir Email

Offers and bonuses by SkyBet at BettingY com