História da Cultura Afro-brasileira e Indígena - AULA 2

O Brasil de hoje é um dos países mais miscigenados do mundo graças a sua formação recente e diversa, vários povos contribuíram para a formação do Brasil, a saber, os nativos (os índios), os colonizadores principais (os portugueses),os “demais colonizadores” em forma de imigrantes como (franceses, Holandeses, posteriormente Italianos, Japoneses, alemães entre outros)Captura de Tela 2019 08 15 as 18.09.22

Continue Lendo

Imprimir Email

História da Cultura Afro-brasileira e Indígena - AULA 1

Reflexões sobre os aspectos caracterizadores da formação cultural brasileira. Intercâmbios econômicos e culturais no contexto colonial - o tráfico de escravos. Índios e negros na construção da cultura da nação brasileira. Do pan-africanismo às lutas de libertação: Evolução do processo político-cultural do Brasil.

Captura de Tela 2019 08 01 as 18.05.23

Continue Lendo

Imprimir Email

Enfermagem e Biomedicina: Fundamentos socioantropológicos - Cultura

Captura de Tela 2019 04 29 as 18.14.15

Segundo o sociólogo inglês Raymond Williams(1888-1921), a palavra cultura vem do latim – colere – e definia inicialmente o cultivo das plantas, o cuidado com os animais e também com a terra (por isso, agricultura).

  Note que o ponto central dentro do conceito de cultura é a relação entre o ser-humano e sua relação com aquilo que cria, cultiva.

 Para o pensador Durkheim (1858 -1917) “cultura” é um conjunto de saberes coletivos, compartilhados pelos membros de uma sociedade.

 

Continue Lendo

Imprimir Email

Enfermagem e Biomedicina: Fundamentos socioantropológicos do comportamento humano

Captura de Tela 2019 04 09 às 16.12.22

LEIA O TRECHO:

Na fórmula "Ordem e Progresso" que se encontra proclamada na faixa branca atravessada bandeira brasileira. Esta frase é o lema da República brasileira na forma de veredito filosófico e credo político. Ordem e Progresso, fórmula conhecidíssima da filosofia politica de Auguste Comte, é, como inscrição na Bandeira, um reconhecimento expresso e a profissão pública da fé do Estado Republicano no cientificismo moderno francês. WOLF PAUL, Ordem e progresso: origem e significado dos símbolos da bandeira nacional brasileira. 2000. 

Com base naquilo que foi estudado sobre o tema “O Surgimento das Ciências Sociais e da Antropologia” e sua relação com compreensão daquilo que definimos como identidade brasileira, explique os seguintes pontos:

Continue Lendo

Imprimir Email

Offers and bonuses by SkyBet at BettingY com